Eletroscópio de Folhas


Materiais utilizados:

- Arame;

- Fita durex;

- 1 bexiga

- 1 garrafa pet transparente;

- Papel alumínio.


Como fazer?


1º passo: Cortar um arame com cerca de 12 centímetros, em seguida, moldar sua ponta inferior em formato da letra "J".

2º passo: Passar a fita em seu meio, deixando suas duas pontas livres.

3º passo: Cortar duas tiras de papel alumínio com aproximadamente 4 centímetros de altura e 1 cm de largura. Após isso, posiciona-las com um pequeno furo (em sua extremidade inferior) no "J" do arame.

4º passo: Furar o meio da tampa da garrafa e colocar o arame nela, o prendendo com mais fita durex para que não caia no fundo da garrafa (furamos a tampa com outro pedaço de arame aquecido no fogão).

5º passo: fazer uma esfera de papel alumínio e colocá-la na extremidade superior do "J", na qual ficou para fora da garrafa pet.

Ao fim dos passos acima, o experimento estará pronto, mas para testá-lo, siga a seguinte instrução:

- Encha uma bexiga de festa e a esfregue no cabelo, após causar esse atrito, a aproxime da esfera, se as folhas metálicas se afastarem, sua experiência ta correta. 


 Por que as folhas se afastam?


A experiência é feita para testar as cargas elétricas de um corpo, sendo bem simples de ser construída. Em tese, as folhas metálicas devem se repelir caso aproximarmos um corpo carregado à esfera de alumínio (no caso, usamos uma bexiga eletrizada e a aproximamos da esfera). 

Antes de tudo, é importante lembrar que: carga positiva (+) com negativa (-) se atraem, positiva (+) com positiva (+) se repelem e negativa (-) com negativa (-) se repelem também.

No início da experiência, tanto a bexiga como o eletroscópio possuem carga neutra (equilíbrio entre positivo e negativo). Após o atrito entre a bexiga e o cabelo, ela se torna eletricamente negativa.

Ao aproxima-los, os elétrons (-) do eletroscópio vão direto a extremidade inferior, se afastando da carga negativa que receberam, sendo assim, as folhas metálicas também se tornaram negativas, se repelindo, quando mais se afastam, mais carregadas estão.

NOTA: encostando a bexiga à esfera, ao invés de apenas aproxima-las, as cargas negativas do balão se passarão para a "maquete", deixando de ser neutra. Ao colocarmos o dedo na esfera, ele equilibrará as cargas novamente, a descarregando e assim, as folhas voltarão a se encostar imediatamente.




 


Comentários

Postagens mais visitadas