Eletroscópio de Pêndulo
Materiais utilizados:
- 1 base de madeira;
- 1 prego;
- Arame;
- Papel alumínio;
- Fio dental;
- 1 cano PVC;
- Papel toalha.
Como fazer?
1º passo: Coloque o prego no centro da base de madeira (a base não precisa seguir necessariamente um tamanho específico).
2º passo: Prenda o arame no prego, e o molde como a letra "L" ao contrário, com cerca de 15 centímetros de altura e 5 de largura.
3º passo: Faça um nó, prendendo um pedaço de fio dental ao arame.
4º passo: Com o papel alumínio, faça uma esfera na ponta do fio dental. Certifique-se que eles estão a 2 dedos da base (aproximadamente 2 cm).
Ao fim dos passos acima, o experimento estará pronto, mas para testá-lo, siga a seguinte instrução:
- Com duas folhas de papel toalha em volta do cano PVC, faça um atrito a puxando debaixo para cima, sempre no mesmo sentido, repita o movimento várias vezes. Após isso, aproxime o cano da esfera, se ela for atraida em direção do cano, sua experiência estará correta.
Por que a esfera é atraida ao cano?
Antes da experiência começar, tanto o cano PVC quanto o eletroscópio estão eletricamente neutros.
Quando o atrito entre o cano e o papel toalha acontece, seu corpo fica com excesso de elétrons (passando de carga neutra para negativa).
Ao aproximarmos o corpo carregado à esfera, ele afastara as cargas negativas presentes nela, deixando os elétrons (-) para o lado oposto ao cano e os prótons (+), que estarão do mesmo lado que o cano, se atrairão em direção a ele, visto que, como são diferentes cargas (+ com -) eles se atraem.
Comentários
Postar um comentário