SITUAÇÃO - PONTE DE MACARRÃO
EVENTOS
• 15/06/2022:
- Realizado o teste de resistência de macarrões c/ ovos cortados em 10 centímetros (marca Adria).
- Tentativa falha de contruir a lateral de uma ponte. O grupo escolheu um projeto complexo que não aguentou ser retirado de uma base plana (mesa).
• 18/06/200:
- Realizado o teste de resistência de macarrões c/ ovos cortados em 10 centímetros (marca Renata).
Os testes consistiram em observar até quantas gramas de arroz o espaguete aguentaria sem se romper, a cada 10 segundos foi adicionado 5g. O mesmo foi realizado com macarrões de diferentes marcas colados com cola branca e saliva.
• 28/06/2022:Em junho no teatro do Colégio Idesa, foi realizado uma tentativa de construção da lateral de uma ponte de macarrão.Por conta do tempo, optamos em colar os fragmentos com saliva e utilizar a planta do teste anterior. A lateral feita aguentou cerca de 20 segundos sem estar apoiada em uma mesa, porém logo após, os macarrões se descolaram e a ponte se destruiu.
No dia, a execução da estrutura demorou mais do que deveria, que por conta disso, o tempo de secagem não ocorreu de forma adequada.
• Hoje:
O grupo está analisando diferentes projetos de faculdades (um exemplo seria a competição feita pela UFRGS) para chegar em uma decisão adequada sobre a planta de uma nova ponte, visto que as outras tentativas foram má executadas.
Os futuros imprevistos com o tempo de secagem e com a execução estão sendo discutidos, cada integrante fará uma função para que ao final, a ponte esteja devidamente seca.
• Observações:
- Acredita-se que uma estrutura mais simples facilitará a realização da ponte.
- Foi observado nos testes de resistência que a saliva apesar de secar mais rápido, deixa os espaguetes com maior instabilidade. Já quando colados com cola branca, os macarrões ficam mais resistentes, porém o tempo de secagem aumenta.
- A cola branca utilizada e o tipo/marca do macarrão também modificam a resistência da ponte.
Comentários
Postar um comentário